Filme sobre parteiras da Amazônia, com produção pela Rede Unida, é premiado em Festival Italiano
Notícias
outubro 19, 2023

Produzido em 2022, o filme “Parteiras Tradicionais: o Cuidado às Mulheres na Pandemia” foi premiado no 13° Festival de Cinema Social “Terra Di Tutti film festival, da Itália.”

Gravado na comunidade indígena de Feijoal, no Amazonas, o curta retrata o trabalho das parteiras tradicionais e sua importância para a saúde daquela comunidade durante a pandemia, destacando o quanto esses saberes podem reforçar o cuidado do Sistema Único de Saúde.

O filme partiu de uma proposição da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações do Trabalho (Cirhrt), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e contou com o apoio da Rede Unida e do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva.

Com a coordenação de Alcindo Ferla e Francisca Valda, e apoio da Rede Unida, a exibição na Itália foi parte de uma cooperação do Laboratório Ítalo-Brasileiro, realizadas entre os dias 7 e 11 de outubro, nas cidades de Parma, Bologna, Bonanza e Fidenza, na Itália.

Veja a obra que também está disponível no canal do CNS no YouTube e aborda questões de saúde indígena, medicina tradicional e saúde pública, promovendo a conscientização sobre esses temas importantes.

Fonte: Rede Unida