Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas está disponível para docentes do ensino médio
Notícias
novembro 12, 2021

Os professores do ensino médio das disciplinas que integram a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) já podem se matricular na formação lançada pelo Ministério da Educação (MEC). O conteúdo de 180 horas, totalmente virtual e gratuito, já está disponível na plataforma Avamec (https://avamec.mec.gov.br/#/) com o objetivo de facilitar a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Brasil pelos professores das redes pública e privada.

A Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas apresentará propostas reflexivas e práticas para os docentes compreenderem a lógica da formação por competências. A partir do ano que vem, eles trabalharão por áreas do conhecimento e não mais por disciplinas, conforme estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A formação guiará os docentes na elaboração de planejamento integrado (interdisciplinar), bem como plano de aula e avaliação segundo a lógica das competências a serem desenvolvidas pelos estudantes.

Das cinco formações previstas, duas já foram lançadas no Avamec: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, com cerca de 9 mil inscritos em duas semanas, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ainda em novembro, o MEC disponibilizará as formações para os professores que atuam nas áreas de Matemática e Suas Tecnologias e Linguagens e Suas Tecnologias. Além disso, haverá uma quinta formação com o tema Mundo do Trabalho, a qual discute projeto de vida, carreira e empreendedorismo e deverá ser realizada por todos os docentes, por se tratar de um conteúdo inovador e importante para o sucesso do Novo Ensino Médio.

A meta é atingir todos os professores do ensino médio que atuam no país, ou seja, 506 mil aproximadamente. De acordo com o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato Brito, “foi elaborado um material de alto nível para ajudar os docentes a inovarem a prática pedagógica a partir de 2022, quando entrará em vigor o Novo Ensino Médio em todas as escolas”.

Para se inscrever, basta acessar a plataforma virtual de aprendizagem do MEC: https://avamec.mec.gov.br/#/.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC