G20 discute formação de professores sob a coordenação do MEC

O Ministério da Educação (MEC) vai promover, na próxima semana, nos dias 20, 21 e 22 de maio, em Brasília (DF), reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20. Essa é a primeira reunião presencial do grupo sob presidência brasileira e terá, como tema, “Valorizar e desenvolver a capacidade dos profissionais da educação: o que podemos fazer coletivamente?”. As reuniões do GT, coordenadas pela Assessoria Internacional (AI) do MEC, acontecerão na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), na Capital Federal. 

O grupo voltará a se reunir em julho, no Rio de Janeiro (RJ), e em outubro, em Fortaleza (CE), para debater os outros dois temas propostos pelo Brasil e aprovados pelos demais membros: o engajamento comunitário nas escolas e o compartilhamento de material pedagógico sobre desenvolvimento sustentável. Em seguida, os ministros da Educação do G20 se encontrarão na capital cearense, para a Reunião Ministerial do GT de Educação do G20.   

A pauta de discussão do grupo se comunica com as três prioridades apontadas pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a cúpula do G20 em 2024: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; desenvolvimento sustentável; e reforma da governança global. 

As reuniões do GT Educação contarão com o apoio técnico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Cada uma vai apoiar a equipe técnica do MEC em um tópico, respectivamente. 

Exibição – Durante o evento de Brasília, o GT de Educação conhecerá, ainda, a plataforma desenhada pelo Unicef para a vídeo-exibição do G20: “Práticas de Engajamento Escola-Comunidade”. A intenção é celebrar práticas educacionais que transcendem as paredes das salas de aula e resultam em transformação positiva do território ao redor da escola  da inclusão de refugiados à promoção da agricultura familiar, da limpeza urbana à imunização na idade certa. 

GT de Educação – O G20 objetiva reunir regularmente as mais importantes economias industrializadas e emergentes, para debater questões-chave da economia global e promover boas práticas em políticas de setores diversos. O G20 conta com presidências rotativas anuais e, além dos países-membros, tem a presença de países e organizações convidadas.  

O Grupo de Trabalho de Educação teve origem a partir da preocupação dos membros do G20 com o grande contingente de jovens em todo o mundo que não estudam nem trabalham, os chamados “nem-nem”. A crise econômico-financeira de 2008, o avanço na digitalização das economias, o desafio de cumprir as metas do Desenvolvimento Sustentável de Número 4 (Educação de Qualidade para Todos) e, mais recentemente, a pandemia de covid-19 aceleraram a necessidade de coordenar esforços e promover ajustes e avanços nas políticas educacionais em escala global. O planejamento brasileiro para presidir o grupo teve início ainda em 2023, com consultas, seguidas pela preparação de documentos para coordenar a ação brasileira no G20. 

Coletiva de imprensa – Na terça-feira, 21 de maio, acontecerá a coletiva de imprensa sobre o balanço da segunda reunião técnica (primeira presencial) do Grupo de Trabalho de Educação, com o assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Figueiredo de Souza. Só poderão participar jornalistas credenciados. Acesse aqui mais informações sobre credenciamento de imprensa. 

Serviço 

Reunião presencial do GT de Educação do G20
Datas: 20, 21 e 22 de maio (segunda, terça e quarta-feira)
Horário: a partir das 8h (horário de Brasília) 
Local: Sede do G20 Brasil em Brasília (DF)
Endereço: Prédio do Serpro Regional Brasília, Módulos E, G e V, Via L2 Norte SGAN 601, Asa Norte, Brasília (DF)
Orientação: A entrada dos jornalistas será pela portaria do Serpro em frente à Casa da Mulher, na SGAN 601 e mediante credenciamento: https://g20.org/accreditation/media 

Fonte:Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Assessoria Internacional (AI)