Governo federal lança pedra fundamental do Campus Sol Nascente
Notícias
Gabrielle Boeze 12 de abril de 2024

O governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou a pedra fundamental do Campus Sol Nascente do Instituto Federal de Brasília (IFB). Esta ação faz parte do plano de expansão dos institutos federais pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O investimento previsto é de R$ 2,5 bilhões para a construção de 100 novos campi em todo o Brasil, com a meta de criar 140 mil novas vagas de educação profissional.

A cerimônia teve a participação de autoridades, como o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Educação Camilo Santana. Eles destacaram a importância da iniciativa para a região e a expansão da educação profissional e técnica.

O Ministro Camilo Santana mencionou que o orçamento do MEC aumentou 30% no governo Lula, possibilitando cumprir compromissos de melhoria na educação brasileira. O Presidente Lula destacou o papel da educação profissional para a melhoria de vida.

A reitora do IFB, Veruska Machado, destacou que a construção do campus é resultado de um trabalho coletivo pela educação de qualidade, visando transformar vidas. No Distrito Federal, além do Campus Sol Nascente, será construído um novo campus em Sobradinho, ambos com custo estimado de R$ 25 milhões cada.

O plano de expansão dos institutos federais representa a retomada de investimentos do governo federal na área após quase uma década. Ele também marca uma das políticas educacionais mais bem-sucedidas, ampliando o acesso a cursos técnicos, superiores e de pós-graduação em áreas distantes dos grandes centros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações dSetec