”Imersão Itália é inspiração de políticas públicas”, diz Presidente da Câmara Legislativa do DF
Notícias
Gabrielle Boeze 13 de março de 2025

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wellington Luiz (MDB), participou da quarta Imersão Itália 2025, promovida pela Rede Geronto e realizada em fevereiro, na região da Emília-Romagna, na Itália. Entusiasmado, o parlamentar afirmou que as experiências e cenários compartilhados por renomados cientistas, pesquisadores e profissionais de saúde serão prontamente transformados em iniciativas legislativas. Ele elogiou o empenho da Rede Geronto na promoção de compartilhamento de saberes, com especialistas italianos renomados, que buscam incansavelmente caminhos para o cuidado integral dos idosos, em especial, daqueles com demências e Alzheimer. “Vamos aproveitar tudo o que ouvimos e vivenciamos e transformar essas ideias em leis e ações que cuidem de nossa população, que está envelhecendo. Nós, deputados, temos o compromisso de fomentar iniciativas que garantam um envelhecimento seguro e vamos aproveitar cada momento dessa imersão para tal”, disse.

Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam a preocupação do parlamentar, uma vez que os números apontam para crescimento da população idosa do Distrito Federal, em torno de 5% ao ano. As projeções para 2030 é que 16% dos habitantes do “Quadradinho”, como é carinhosamente conhecido o DF, tenha 60 anos ou mais.

Segundo a pesquisadora e Diretora-geral da Rede Geronto, Suzana Funghetto, os desafios se agigantam: “Buscamos oportunizar os encontros de profissionais e pesquisadores da área de conhecimento, com a comunidad, principalmente, os idosos, para que esse compartilhamento de informações e vivências apontem estratégias voltadas a um envelhecimento ativo. Nessa quarta edição da Imersão Itália, redobramos esses esforços, com parceria e responsabilidade”, comemorou.