O Instituto Federal do Amazonas (Ifam), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizou nesta semana, nos dias 11 e 12 de abril, a cerimônia de diplomação de 23 discentes indígenas do povo Jarawara no curso técnico em Florestas. O evento ocorreu na Aldeia Casa Nova, no município de Lábrea (AM), distante 715 km de Manaus.
O curso foi ministrado por docentes do Ifam e de outras instituições parceiras, por meio da pedagogia da alternância, respeitando os tempos e espaços da comunidade. O currículo e seu desenvolvimento se deram em construção coletiva com o povo indígena, além de representarem a possibilidade de uma ação autonomamente sustentável do uso dos recursos naturais da floresta, em prol e benefício da região como um todo. O curso foi bilíngue (jarawara e português), graças à participação ativa dos alunos e da comunidade. A metodologia utilizada foi construída a cada aula, em um processo de aprendizagem continuada entre os professores e alunos.
Cerimônia — A oradora da turma, Yima Ini, Linda Ferreira da Silva Jarawara, destacou o trabalho dos professores, que não mediram esforços para estar na comunidade e levar a ela formação necessária, mesmo em condições que fogem às suas rotinas. O curso começou antes da pandemia de covid-19. “Não desistiram de nós!”, destacou Yima Ini. A formatura ainda contou com jogos tradicionais do povo Jarawara e almoço festivo, servido em folha de bananeira.
Fonte: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), com apoio da Setec/MEC