O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última quarta-feira, 25 de setembro, o webinário “A importância do Celpe-Bras no cenário mundial contemporâneo”. A iniciativa contou com a parceria da Embaixada do Brasil em Moscou e da comissão técnico-científica do exame.
Durante o encontro virtual, foi apresentado o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) a instituições que ensinam o idioma na Rússia, destacando sua relevância em um contexto global no qual os países do BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão se expandindo.
Foram abordados, ainda, os critérios e as vantagens do processo de credenciamento para postos aplicadores do Celpe-Bras. “O Inep tem trabalhado para ampliar o acesso ao Celpe-Bras. O exame não só valida as competências linguísticas dos estrangeiros, como abre portas para novas oportunidades acadêmicas e profissionais”, ressaltou o presidente do Inep, Manuel Palacios.
Também participaram do webinário o diretor de Avaliação da Educação Básica (Daeb), Rubens Campos; o ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil em Moscou, Marcelo Böhlke; o assessor Especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação (MEC), Francisco Figueiredo de Souza; e o chefe da Divisão de Cooperação Educacional do Ministério da Relações Exteriores (MRE), Jonas Paloschi. O encontro está disponível no canal do Inep no Youtube.
Celpe-Bras – O exame é utilizado como comprovação de proficiência na língua portuguesa por instituições de educação superior. Nesse contexto, ele é destinado a estrangeiros com interesse em cursos de graduação e em programas de pós-graduação brasileiros.
O certificado também é usado no processo de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.
A segunda edição de 2024 do exame alcançou 3.957 inscrições, em 31 países. O Inep aplicará as provas (escrita e oral) do Celpe-Bras 2024/2, no Brasil e no exterior, entre os dias 22 e 25 de outubro.
Assista o webinário
Acesse o Sistema Celpe-Bras
Saiba mais sobre o Celpe-Bras