
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última terça-feira, 17 de junho, um encontro para apresentar os estudos propositivos de revisão dos instrumentos de avaliação in loco da educação superior. O evento ocorreu no auditório a Autarquia, em Brasília (DF), e reuniu representantes do Ministério da Educação (MEC), da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e especialistas da área.
Durante o evento, foram abordadas as dimensões transversais, com ênfase nas especificidades da educação a distância. Também foram discutidas as dimensões específicas para os cursos das áreas de educação, saúde e bem-estar, e engenharia, produção e construção.
A abertura da apresentação foi conduzida pelo presidente do Inep, Manuel Palacios, que destacou a importância da atualização dos instrumentos utilizados nas avaliações das instituições de ensino superior.
“A intenção do Inep é avançar em direção a todas as dez áreas da Cine Brasil e ser capaz de produzir um instrumento que, ao mesmo tempo, gere dados sobre como a instituição de ensino superior se organiza para atuar em determinada área do conhecimento e também sobre que experiência formativa cada curso oferece aos seus estudantes”, afirmou.
Segundo Palacios, a proposta representa um avanço relevante nos processos avaliativos. “Essa é uma inovação importante, que vai nos permitir trabalhar com comissões de avaliação um pouco maiores e estabelecer uma relação mais aprofundada na produção de informações sobre como cada instituição vem executando suas ações e cumprindo sua missão”, completou.
Ao longo de 2025, as avaliações passarão por um cronograma de etapas preparatórias que inclui a análise e consolidação das contribuições recebidas. Como parte desse processo, o Instituto abrirá, nesta quarta-feira, 18 de junho, uma consulta pública na plataforma Participa + Brasil, para o recebimento de propostas.
“Essa participação é fundamental para que aqueles que estão familiarizados com o processo avaliativo contribuam com suas experiências. Queremos conhecer o que há de mais inovador, o que vocês realizam no dia a dia e que pode servir de referência para outras instituições”, destacou o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira.
Após essa etapa, serão realizados a divulgação das características da amostra para testes; o recebimento de inscrições de instituições voluntárias de educação superior; a aplicação de avaliações simuladas — com teste dos instrumentos, da composição das comissões e da duração das visitas; consolidação final dos instrumentos; construção das escalas de avaliação e capacitação dos avaliadores.
O encontro contou ainda com a participação do diretor de Política Regulatória da Educação Superior do MEC, Rafael Arruda; da chefe de gabinete da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), Marina Monteiro; da presidente da Conaes, Simone Horta; e do coordenador-geral de Avaliação in Loco da Autarquia, Rogério Dentello.