Inep divulga convocados para curso de certificador
Notícias
setembro 29, 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira, 28 de setembro, a lista de convocados para o curso de capacitação da Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. A relação está disponível no Sistema RNC. Essas pessoas deverão participar do curso de capacitação a distância promovido pelo Inep, no qual serão instruídos a respeito das normas, dos procedimentos e critérios técnicos. O início do curso está previsto para outubro.

Entre outras atribuições, os colaboradores serão responsáveis por certificar, in loco, a realização dos procedimentos corretos de aplicação nos dias de prova do Enem, em 21 e 28 de novembro. Vale ressaltar que eles serão considerados aptos somente após serem aprovados com, no mínimo, 70% de aproveitamento no curso.

Ao concluir a capacitação, essas pessoas atuarão no Enem 2021, sendo responsáveis, inclusive, por registrar as informações da aplicação em sistema eletrônico. Os certificadores terão, ainda, a função de comunicar ao Inep possíveis inconsistências identificadas.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse o Edital n.º 38 (Chamada pública para a RNC)

Acesse o Sistema RNC

Saiba mais sobre o Enem

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Inep