Inep divulga indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2022
Notícias
agosto 4, 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem, quinta-feira (3), a Portaria Nº 348, que estabelece os Indicadores de Qualidade da Educação Superior para o ano de 2022. Esses indicadores serão usados como parâmetros avaliativos para políticas públicas no ensino superior.

Composição das Estatísticas

A portaria aborda quatro índices essenciais para a avaliação:

Além disso, cada índice teve suas metodologias divulgadas por meio de notas técnicas.

Fontes dos Dados

Os cálculos para cada instituição de educação superior (IES) serão baseados nos resultados do:

Esses cálculos serão apresentados em duas etapas no módulo manifestações do Sistema e-MEC.

Primeira Etapa – Agosto

De 7 a 16 de agosto, serão divulgadas informações cruciais para o cálculo do Conceito Enade e do IDD, além de detalhes sobre o Questionário do Estudante, essenciais para calcular o CPC por curso de graduação.

Segunda Etapa – Outubro

De 18 a 27 de outubro, serão divulgadas as informações restantes para calcular o CPC e o IGC.

Prazos e Manifestações das IES

Os prazos para as IES se manifestarem sobre as informações divulgadas em cada etapa serão definidos pelo Inep, que se responsabilizará pela comunicação das datas aos envolvidos. As informações podem sofrer alterações após a análise das manifestações.

Divulgação dos Resultados

Por fim, os resultados finais do Conceito Enade e do IDD serão divulgados em 10 de setembro, enquanto os resultados do CPC e do IGC serão anunciados em 15 de dezembro. Esses indicadores são fundamentais para a melhoria contínua da educação superior no Brasil e fornecem subsídios para a adoção de políticas públicas adequadas na área.

Fonte: Agência Brasil