
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebe, nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5 de setembro, pesquisadores do Departamento de Medição e Registro Educacional (DEMRE) da Universidade do Chile para uma visita técnica na Autarquia. O encontro promove, entre Brasil e Chile, a troca de experiências sobre avaliações educacionais, com foco em exames de acesso, diagnóstico e certificação.
Os representantes chilenos, liderados pela diretora do DEMRE, Leonor Varas, foram recebidos pelo presidente do Inep, Manuel Palacios, e pela diretora de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto, Hilda Aparecida Linhares. Durante os dois dias de encontro, participarão também a Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Daept) e a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes) da Autarquia.
A programação inclui debates sobre as perspectivas para a avaliação da educação técnico-profissional, apresentados pela Daept, e a elaboração e aplicação de testes de diagnóstico e certificação, com foco em exames como a PND, o Revalida e o Enamed, conduzidos pela Daes. Por sua vez, a Daeb abordará a experiência na elaboração e comunicação de níveis de desempenho em avaliações de larga escala, como o Saeb e o Enem.
Já a equipe do DEMRE compartilhará a experiência chilena na definição e comunicação dos níveis de desempenho da Prova de Acesso à Educação Superior (PAES), além de apresentar a metodologia utilizada na elaboração de itens e testlets — conjuntos de questões organizados em torno de um mesmo contexto, como um texto, gráfico, imagem ou situação problema.
O encontro será concluído com uma discussão voltada à análise de áreas de interesse comum e às projeções para trabalhos conjuntos.