Inscrições abertas para o Revalida 2023/2
Notícias
junho 23, 2023

Estão disponíveis as inscrições para a primeira fase do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2. O

s interessados devem se inscrever até a próxima terça-feira, 27 de junho, por meio do Sistema Revalida. O prazo também se aplica às solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.

Como participar?

Para participar, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro com situação legal no Brasil. O edital apresenta algumas mudanças em relação às edições anteriores. A principal delas diz respeito à documentação exigida para comprovar a formação em medicina.

Da mesma forma que nos exames anteriores, os participantes devem enviar o diploma como regra geral para confirmar a inscrição.

No entanto, declarações e certificados de conclusão de curso serão aceitos nos casos em que o participante já tenha concluído o curso, mas ainda esteja aguardando a expedição do diploma.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aceitará esses documentos desde que comprovem a conclusão de todo o componente curricular obrigatório do curso, incluindo estágios obrigatórios, internatos e provas finais.

Além disso, eles devem indicar que a expedição do diploma está em processo. É essencial que a documentação seja emitida por uma instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação local ou órgão equivalente.

Também é necessário que o documento seja autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia.

Os documentos apresentados durante a inscrição devem ser acompanhados de tradução juramentada, a menos que estejam em inglês, francês ou espanhol.

Aplicação

O Inep realizará as provas objetiva e discursiva no dia 6 de agosto, em nove cidades brasileiras:

Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

A inclusão da capital de Rondônia, como novidade nesta edição, faz parte de um processo de ampliação da realização do Revalida em todo o território nacional.

Cronograma – Revalida 2023/2 (1ª etapa):

Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2023/2

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep