Inscrições abertas para o Sisu 2024
Notícias
Gabrielle Boeze janeiro 22, 2024

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com prazo até 25 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília). O MEC disponibilizou 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, envolvendo 127 instituições que aderiram ao Termo de Adesão (TA).

A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Sisu 2024 terá apenas uma etapa de inscrição para vagas com início de aulas no primeiro e segundo semestres de 2024. Os candidatos devem ter participado do Enem 2023, não zerado a prova de redação e não participado como treineiro. Em 2024, o Sisu seguirá as alterações da nova Lei de Cotas, buscando beneficiar os candidatos que realmente necessitam de políticas compensatórias para acesso ao ensino superior.

A oferta de vagas reservadas seguirá os percentuais do Censo 2022 do IBGE. O resultado será divulgado em 30 de janeiro, e a lista de espera poderá ser usada durante todo o ano pelas instituições participantes. O candidato não selecionado na chamada regular pode manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Os procedimentos para preenchimento de vagas serão definidos em edital de cada instituição, conforme regulamentações específicas. O Sisu, criado em 2010, reúne vagas ofertadas por instituições públicas de todo o Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, Sesu.