Inscrições abertas para processo seletivo de mestrado em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais
Notícias
Gabrielle Boeze 9 de abril de 2024

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP-Fiocruz), divulgou o edital para a 2ª edição do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais. As inscrições já estão abertas e vão até o próximo dia 30. São 25 vagas disponíveis para profissionais graduados em qualquer área de formação que atuam na Educação do Campo, na Saúde e nas Ciências Agrárias, em áreas de Reforma Agrária, comunidades camponesas, floresta e águas.

Para comprovação da relação do candidato com os movimentos sociais populares do campo, floresta e águas é exigida uma carta de recomendação emitida pela Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). O curso é gratuito e presencial, com carga horária de 1.740 horas e duração de 24 meses. Os candidatos de outros municípios poderão contar com ajuda financeira para deslocamento.

O curso integra as iniciativas da pasta para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas e busca contribuir com a melhoria do nível de saúde dessas populações.

O mestrado profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais faz parte da necessidade de ampliação da produção de trabalhos científicos e projetos de intervenção com enfoque no trabalho, saúde e ambiente das populações do campo, da floresta e das águas para a transformação das condições de vida com participação ativa desses protagonistas.

Fonte: Ministério da Saúde