Inscrições para o Fies 2024 começam nesta terça (12)
Notícias
Gabrielle Boeze março 12, 2024

O processo seletivo do Fies para o primeiro semestre de 2024 está aberto para inscrições até 15 de março. São oferecidas 112.168 vagas, sendo 50% reservadas para o Fies Social, destinado a candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo.

Os critérios de inscrição incluem ter participado do Enem desde 2010, nota média mínima de 450 pontos e renda familiar per capita de até três salários mínimos. Os candidatos devem se cadastrar no portal do governo e informar suas opções de curso, turno e local de oferta. O sistema considerará a última alteração feita pelo candidato para a classificação no processo seletivo.

Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, o Ministério da Educação visa retomar o papel social do financiamento estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.   

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do programa, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).   

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu