As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre de 2023 foram abertas nesta terça-feira (27) e serão encerradas em 30 de junho. O acesso ao site oficial do Prouni em https://acessounico.mec.gov.br/prouni permitirá a realização das inscrições.
O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais (que cobrem 100% da mensalidade) e parciais (com desconto de 50%) em instituições particulares de ensino superior.
Além disso, para ser elegível ao Prouni, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2021 ou 2022, obtendo uma média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. Além disso, é preciso ter concluído o ensino médio, seja em escola pública ou particular. O programa também reserva vagas para pessoas com deficiência e professores da rede pública.
Existem critérios socioeconômicos que devem ser atendidos para concorrer às bolsas do Prouni.
Para as bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio (R$ 1.980).
Já para as bolsas parciais, o limite de renda familiar per capita é de três salários mínimos (R$ 3.960).
É importante mencionar que vagas em cursos de licenciatura e pedagogia estão disponíveis para professores da rede pública de ensino, independentemente do enquadramento nos critérios de renda.
A seleção dos candidatos é realizada com base nas notas obtidas no Enem das edições de 2021 e 2022.
A divulgação do resultado da primeira chamada do Prouni está prevista para 4 de julho, enquanto a da segunda chamada ocorrerá em 24 de julho.
Confira a seguir o cronograma completo:
Fonte: G1