Live: Insights Analíticos sobre o Novo ENADE 2024 reúne instituições públicas e privadas
Educação SuperiorENADE
Juliana 10 de julho de 2024

As novas mudanças no Enade 2024, foram debatidas em live realizada nesta terça-feira (09), via youtube, em que especialistas explicaram o impacto sobre a formação dos alunos daqui pra frente. Entre as principais mudanças se destaca a inclusão de 27 questões de múltipla escolha no componente de Formação Geral Docente e 37 questões no componente específico de cada curso, sendo uma delas discursiva.

A Profa. Luciana Santos, palestrante do evento, compartilhou insights valiosos sobre o desempenho dos cursos de Pedagogia nos ciclos avaliativos anteriores (2014, 2017 e 2021) e ofereceu recomendações estratégicas para as instituições se prepararem melhor para o Enade 24.

Segundo ela, a análise dos dados históricos pode ajudar a identificar áreas que necessitam de aprimoramento, promovendo uma melhoria contínua na qualidade do ensino.

Além disso, foram discutidos os instrumentos de avaliação adicionais, como o papael da prática na formação docente, o desenvolvimento dos estágios supervisionados, e os diversos questionários que visam levantar informações sobre o perfil dos estudantes e dos coordenadores de curso, incluindo a novidade que é o professor que atua na escola que avaliará os alunos das instituições.

Para a Dra. Suzana Funghetto, mediadora da live, “o Enade das Licecneiaturas vai propiciar uma mudança nos procedimentos e processos regulatórios de cada instituição de ensino, promovendo  a reformulação de documentos institucionais”.

Ela destaca também, a criação de matriz de referência com habilidades, e competências, que atribuam significado a atividade prática que o aluno de licenciatura deve desenvolver no estágio. Em suma, “trará qualidade a formação e desenvolvimento do aluno em sala de aula”, salientou Suzana.

A Prof.ª Luciana Santos, e a Dra. Suzana Funghetto, avaliaram as competências e habilidades que serão exigidas dos estudantes no Enade, enfatizando a importância de uma preparação que inclua não apenas o conhecimento teórico, mas também habilidades práticas e analíticas por parte dos professores e gestores institucionais.

Elas destacaram ainda, a importância da gestão democrática educacional, do uso das tecnologias da informação e comunicação nas práticas educativas, e das teorias pedagógicas que fundamentam o processo de ensino e aprendizagem.

Por fim, os participantes puderam explorar as tendências de desempenho dos estudantes e identificar áreas que necessitam de aprimoramento, com o objetivo de traçar estratégias mais eficazes para a preparação dos alunos.

O evento foi uma parceria da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) e o Portal 2 em 1 Educacional, que reforçaram a necessidade de um engajamento contínuo das instituições de ensino superior para garantir a excelência na formação dos futuros profissionais da educação.

Para aqueles que não puderam participar, a gravação da live está disponível no site da Anaceu e do Portal 2 em 1 Educacional, no seguinte endereço do You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=LJGuqj3o6bQ

A expectativa é que os insights compartilhados durante o evento contribuam significativamente para o sucesso do Enade 2024 e para a melhoria contínua da qualidade do ensino superior no Brasil.

Para acessar a programação de novos eventos e cursos: www.2em1educacional.com.br

Por: Alexandre Lemos

 

FONTE: 2EM1 EDUCACIONAL

https://2em1educacional.com.br/