Lula se reuniu hoje com reitores das universidades e institutos federais
Notícias
janeiro 19, 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta quinta-feira (19/01) com reitores e reitoras de universidades e institutos federais de todo o Brasil para tratar das “novas perspectivas do Ensino Superior do país”.

O encontro, que foi no Palácio do Planalto, em Brasília, também teve a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

Em discurso na abertura da reunião, Lula disse que as instituições de ensino conviveram com o “obscurantismo” durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O presidente prometeu que o ensino público federal vai sair “das trevas” e “voltar à luminosidade de um novo tempo”.

“Não existe na história da humanidade nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Nós estamos começando um novo momento. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos e eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, disse Lula aos reitores.

Desde a campanha eleitoral, no ano passado, Lula defende retomar investimentos e melhorar a relação do governo com as universidades públicas.

Antes do encontro, Lula afirmou em uma rede social que o diálogo com reitores “é necessário para o Brasil para recuperarmos e retomarmos avanços no ensino superior”.

FONTE: G1