Magistério é debatido em Webinário Conae 2024
Notícias
Gabrielle Boeze novembro 21, 2023

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), realizou nesta segunda-feira, 20 de novembro, o Encontro doCiclo de Webináriosda Conferência Nacional de Educação 2024 (Conae). O debate teve como tema “Desprofissionalização do magistério” e está disponível noCanal do MEC no YouTube. 

O webinário do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada contou com a participação de especialistas como Suzane Gonçalves, Alvana Maria Bof e Luiz Carlos Zalaf Caseiro. Os debatedores abordaram temas como carreira docente, piso salarial, formação no ensino superior, concursos públicos, mercado educacional, processos de avaliação e regulação.

O estudo apresentado pelos pesquisadores do Inep, Alvana Bof e Luiz Caseiro, destacou a carência de professores com formação adequada na educação básica, revelando que uma porcentagem significativa de docentes não possui formação adequada à área que lecionam.

O ciclo de webinários faz parte da preparação para a Conferência Nacional de Educação 2024, que abordará o novo Plano Nacional de Educação 2024-2034, buscando contribuições para enfrentar desigualdades e garantir direitos educacionais. A Conferência será realizada de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília, com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase