Mais de 120 mil pessoas já renegociaram dívidas do Fies
Notícias
Gabrielle Boeze dezembro 11, 2023

Desde o dia 7 de novembro de 2023, inadimplentes de todo o Brasil podem solicitar renegociação de suas dúvidas junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), já beneficiou mais de 120 mil brasileiros apenas no primeiro mês de atendimento. Em média já foram renegociados mais R$ 4 bilhões em dívidas. O balanço é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e se refere aos contratos renegociados entre 7/11 e 8/12. 

As condições de renegociação das dívidas contemplam contratos celebrados até 2017, com inadimplência em 30 de junho de 2023. Os descontos podem variar entre 77%, 92% e 99%, seguindo os critérios previstos na Lei n. 14.719/2023, sancionada pelo Presidente da República em 1º de novembro de 2023. O prazo para as solicitações vai até 31 de maio de 2024, e os pedidos deverão ser realizados junto ao agente financeiro com o qual o contrato foi firmado. O Renegocia do Fies, também chamado de Desenrola da Educação, visa beneficiar mais de 1,2 milhão de brasileiros com débitos junto ao Fundo. 

Renegociação – Para realizar a simulação ou solicitar a renegociação, é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. Todo o processo pode ser realizado de forma virtual, mediante os aplicativos. Em caso de dúvidas, busque um dos canais de atendimento oficiais dos agentes financeiros: 

Os canais de atendimento do MEC e FNDE seguem à disposição: 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do FNDE