O Ministério da Educação (MEC) apoia a 7ª Marcha das Margaridas, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto em Brasília (DF). A pauta do evento aborda a defesa de uma educação pública livre de sexismo e racismo, bem como o direito à educação em áreas rurais. O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participou de reunião com as organizadoras em 7 de agosto e estará presente na cerimônia de encerramento em 16 de agosto, ao lado do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A Coordenação da Marcha das Margaridas apresentou suas reivindicações no Palácio do Planalto em 21 de junho, na presença de ministras, ministros de Estado e parlamentares. A marcha abrange 13 eixos temáticos:
A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) em parceria com 16 organizações de mulheres do país.
Além disso, o evento, que ocorre a cada quatro anos no Brasil desde 2000, homenageia Margarida Maria Alves, uma líder sindical paraibana e camponesa assassinada em 1983 por defender os direitos do povo camponês.
A marcha, protagonizada por mulheres do campo, das águas e das florestas, busca a igualdade, liberdade, visibilidade e reconhecimento social e político, denunciando exploração, machismo e todas as formas de violência privadas e públicas. A sétima edição do evento espera reunir mais de 150 mil mulheres em Brasília (DF).