MEC adota plataforma virtual que atuará como um reforço para o Projeto Supervisão Acadêmica
Notícias
setembro 10, 2021

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou a Web Supervisão: uma plataforma virtual que possibilitará, via web conferência, a comunicação entre os atores do Projeto Supervisão Acadêmica, que cuida das ofertas educacionais e acompanhamento de bolsistas do Projeto Mais Médicos para o Brasil – PMMB.

Com o Projeto Supervisão Acadêmica, o MEC supervisiona as atuações entre Tutores (docentes médicos responsáveis pela orientação acadêmica), Supervisores (médicos responsáveis pela supervisão profissional, contínua e permanente), Apoiadores Institucionais do MEC, e médicos especializados do PMMB, objetivando acompanhar o aperfeiçoamento profissional supervisionado. Dessa forma, o Ministério estreou a implantação do projeto-piloto da adoção da ferramenta Conferência Web, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o intuito de fortalecer essa modalidade de supervisão longitudinal e aprimorar o processo de controle interno.

A plataforma propiciará ganhos ao monitoramento da Coordenação-Geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde (CGEGES) e aos Supervisores e Tutores do PMMB na realização das atividades de supervisão acadêmica, que poderão usufruir de uma ferramenta com estabilidade, alcance em território brasileiro, e diversas outras funcionalidades de apoio.

A expectativa é de que com resultados satisfatórios desse projeto-piloto, a Web Supervisão seja implementada em todas as instituições do PPMB como uma plataforma para supervisão acadêmica a partir de outubro. De início, foram selecionadas duas instituições supervisoras: a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sesu