MEC agora faz parte da rede Eduroam: a maior e mais moderna rede sem fio de educação e pesquisa
MEC
Felipe Stegun 24 de junho de 2021

O  Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, pesquisadores, servidores, colaboradores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à internet, por meio de conexão sem fio (wi-fi), em qualquer localidade que ofereça essa opção como provedora de serviço.

Seja na Capes, no Inep, na Ebserh, no FNDE e demais vinculadas, para conectar-se à rede Eduroam, basta inserir as credenciais de acesso à rede do MEC (login e senha). Lembrando que os usuários de uma instituição credenciada que estiverem em visita a outras instituições participantes do Eduroam, devem utilizar login e senha do órgão de origem. Após efetuar o cadastro na base do serviço, seguido da configuração do computador ou celular do usuário para conexão com a rede, é possível ter acesso à web em qualquer provedor de serviço do mundo.

Além da segurança, o Eduroam tem como benefícios a gratuidade, a mobilidade, a facilidade de uso e a integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) – uma federação de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciadas pela RNP (Rede Nacional de Pesquisas).

É a conectividade à Internet, via wi-fi, aliada à mobilidade, segurança e praticidade.

Acesse aqui o passo a passo

Fonte: MEC