
O ministro da Educação, Camilo Santana, participará de coletiva de imprensa para divulgação dos destaques do Censo Escolar 2024, às 10h da próxima quarta-feira, 9 de abril, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). Em seguida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá detalhar, em apresentação técnica, recortes da pesquisa estatística.
A apresentação complementa a divulgação dos dados do censo já divulgados em dezembro de 2024, usados para distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cumprindo os prazos estabelecidos na legislação.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular (educação infantil e ensino fundamental e médio); educação especial (escolas e classes especiais); educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional e tecnológica (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
Embargo – Caso seja de seu interesse aceitar as determinações, o Inep encaminhará, a partir desta quinta-feira, 3 de abril, com embargo, um conjunto de planilhas organizadas por temas e distribuídas de acordo com as regiões brasileiras, suas respectivas unidades da Federação e municípios.
O MEC e o Inep, portanto, aguardam seu aceite, o que significa estabelecer compromisso com as seguintes regras:
1. O embargo deverá ser preservado, incluindo todas as informações contidas nos documentos que serão disponibilizados, até o início da coletiva de imprensa.
2. Os dados embargados não serão divulgados até o horário da coletiva de imprensa, para qualquer especialista em educação. Por isso, a determinação é para que não sejam repassadas, no todo ou em parte, quaisquer informações do material com embargo para pessoas que não as estejam recebendo.
3. As determinações acima descritas valem para todos os veículos e jornalistas, de qualquer mídia, que tiverem acesso, em primeira mão, aos documentos disponibilizados com embargo. Caso algum veículo ou jornalista não cumpra essas determinações, será excluído dos mailings do MEC e do Inep e não receberá mais conteúdos embargados em outras oportunidades.
O material embargado será encaminhado apenas para jornalistas que aceitarem esses termos e estiverem devidamente cadastrados no mailing de comunicação do MEC e do Inep com endereços eletrônicos institucionais de veículos de imprensa (impressos, on-line, TV ou rádio).
Dúvidas podem ser encaminhadas para a Assessoria de Comunicação Social do Inep, pelo e-mail imprensa@inep.gov.br ou pelos telefones (61) 2022-3660/3630.
Serviço:
MEC e Inep contextualizam dados do Censo Escolar 2024
Data: Quarta-feira, 9 de abril
Hora: A partir das 10h (horário de Brasília)
Local: Sala de Atos do Ministério da Educação
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Brasília (DF)
Transmissão ao vivo: Canal no YouTube do MEC
Credenciamento: Não será necessário credenciamento prévio. No entanto, apenas jornalistas identificados (com credencial anual do Planalto ou crachá do veículo) terão acesso ao evento.