MEC inaugura instalações da Federal do Maranhão
Notícias
Gabrielle Boeze novembro 27, 2023

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participará da inauguração das novas instalações da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em São Luis (MA) nesta segunda-feira, 27 de novembro. O Ministério da Educação entregará dois setores do Hospital Universitário, a Biblioteca Central, o Prédio Acadêmico da Enfermagem e o Centro de Ciências de Balsas.

O Ministro empossará o novo reitor, Fernando Carvalho, e juntamente com o governador Carlos Orleans Brandão Junior, distribuirão cartões de transporte universitário aos estudantes. Também estão previstos repasses do Programa Escola de Tempo Integral para o estado.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, visitará a UFMA, dividindo a visita em duas partes. Às 14h30, ele irá ao Hospital Universitário (HU-UFMA), que recebeu um investimento de R$ 36 milhões do Ministério da Educação. Durante a visita, serão inauguradas a Unidade Coronariana e a reforma de diversas unidades, como Diagnóstico por Imagem e Sistema Cardiorrespiratório. O HU-UFMA realiza cerca de 3.500 exames mensais e possui unidades na Presidente Dutra e no Materno-Infantil. As melhorias e equipamentos modernos visam proporcionar um atendimento mais avançado e humanizado aos pacientes do SUS.

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é um Centro de Referência Nacional do Ministério da Saúde, focado na Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso pelo método canguru, coordenando outros centros e oferecendo 20 leitos de UTI e 22 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCI).

A Unidade Coronariana e as Enfermarias da Unidade do Sistema Cardiorrespiratório possuem 10 leitos de cuidado intensivo e 24 leitos de enfermaria para casos de maior complexidade.

A Unidade de Diagnóstico por Imagem realiza diversos exames, como radiografias, tomografias e ressonâncias, utilizando nova estrutura e equipamentos para garantir segurança, eficiência e excelência nos procedimentos.

No Centro de Convenções da UFMA, o Ministro da Educação, Camilo Santana, inaugurará o prédio da Biblioteca Central e o Centro de Ciências de Balsas às 16h30. Essas obras representam um investimento significativo em infraestrutura educacional, atualizando laboratórios, salas de aula, bibliotecas e espaços de convivência para promover um ambiente propício para aprendizado, pesquisa e inovação.

Biblioteca Central:

Prédio de Enfermagem:

Centro de Ciências de Balsas:

Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA):

Serviço 

Visita ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA)

Data: segunda-feira, 27 de novembro

Horário: às 14h30 (horário de Brasília)

Local: HU-UFMA

Endereço: Rua Barão Itapary, 227, São Luís (MA)

 

Cerimônia de inauguração de obras na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e posse do novo reitor

Data: segunda-feira, 27 de novembro

Horário: às 16h30 (horário de Brasília)

Local: Centro de Convenções da UFMA

Endereço: Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, São Luís (MA)

Transmissão ao vivo: Canal do MEC no YouTube

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Diretoria de Comunicação da UFMA