MEC, Inep e UNESCO debatem uso de dados
Notícias
Gabrielle Boeze dezembro 8, 2023

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a UNESCO, promoverá o Seminário “Dados para Quê?” nos dias 12 e 13 de dezembro.

O evento busca discutir a produção, qualidade e aprimoramento de dados relacionados às modalidades de ensino e temas educacionais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. Com 150 vagas, o seminário tem como público-alvo pesquisadores, especialistas, secretários estaduais e municipais de educação, e técnicos das secretarias de educação.

O objetivo é sensibilizar os órgãos responsáveis sobre a importância dos dados para populações específicas e elaborar recomendações para a coleta, divulgação e uso adequado dos dados. A programação inclui a participação de autoridades, painéis sobre temas específicos e o lançamento dos Indicadores da Qualidade na Educação – Relações raciais na escola. O evento será presencial e transmitido pelo canal do MEC no YouTube.

No segundo dia, quarta-feira, 13 de dezembro, o Seminário será composto pelos painéis “Educação indígena”, “Educação ambiental”, “Educação do campo”, “Educação de jovens e adultos (EJA)”, “Juventudes”, “Educação especial na perspectiva inclusiva e educação bilíngue de surdos” e “Monitoramento, avaliação e financiamento”. A programação completa do evento e a lista de palestrantes estão disponíveis no portal do MEC, na página do Seminário. 

Serviço 

Seminário Dados para Quê? – Formulação, financiamento, monitoramento e avaliação da equidade educacional 

Datas: terça e quarta-feira, 12 e 13 de dezembro de 2023 

Horário: das 8h30 às 18h30 (horário de Brasília) 

Local: Hotel Grand Bittar, em Brasília (DF) 

Transmissão: canal do MEC no YouTube 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi