MEC lança dois programas que integram conhecimentos atualizados e validados empiricamente para a alfabetização
Notícias
novembro 16, 2021

Na data em que se comemora o Dia Nacional da Alfabetização, o Ministério da Educação (MEC) lança, por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (Ciil) e do Instituto Politécnico do Porto, dois programas práticos de intervenção para os estudantes do último ano da pré-escola e do primeiro ano do ensino fundamental.

Os programas apresentam conhecimentos atualizados e validados empiricamente, com sólida eficácia no ensino da leitura, e disponibilizam, ao todo, 38 atividades. Para cada uma das atividades, foi preparada uma ficha contendo os objetivos, os materiais, a duração, a descrição da atividade e os materiais de apoio necessários para o desenvolvimento da atividade.

Para o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, o principal objetivo das atividades é “promover sobretudo a consciência fonológica, com ênfase na consciência fonêmica, o princípio alfabético e o exercício da decodificação. Além das atividades, o MEC está disponibilizando um conjunto de vídeos, que atuarão como um complemento ao material disposto no Manual.”.

Além disso, Nadalim elencou importantes benefícios que os materiais podem levar para o dia a dia do professor alfabetizador. “Trata-se de conteúdos sólidos de alta qualidade, com base em evidências científicas, para conferir a você ainda mais segurança em sala de aula, seja no preparo dos estudantes para a alfabetização, seja na consistente aprendizagem da leitura e da escrita. Que os profissionais da educação e os estudantes de licenciatura usufruam deste importante material e colham bons resultados em sua prática pedagógica.”.

Dia Nacional da Alfabetização

O Dia Nacional da Alfabetização é comemorado no dia 14 de novembro em 1996, e tem como principal objetivo a promoção da conscientização sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no Brasil. A alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento.

É pautada na importância da alfabetização para a vida dos brasileiros que a Sealf atua disponibilizando para a sociedade uma série de programas e materiais que auxiliem na aprendizagem da leitura e da escrita.

“Quando uma criança não é devidamente alfabetizada nos primeiros anos do ensino fundamental, coloca-se em perigo toda a sua trajetória educacional. Um fraco desempenho em leitura e escrita está associado a baixos níveis de aprendizagem em outras disciplinas, contribuindo para elevação das taxas de reprovação, abandono e distorção idade-série. Por isso, acerta o MEC ao elencar a alfabetização como uma de suas prioridades na condução das políticas públicas educacionais de nosso país.”, ressalta o secretário.

Acesse as fichas de atividades.

Acesse a playlist ABC na Prática.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf