MEC lança formação específica para diretores escolares
Notícias
fevereiro 8, 2022

Os diretores da rede pública de Educação Básica têm uma grande oportunidade em 2022 para aperfeiçoarem a gestão escolar. Basta se inscreverem em uma formação gratuita, de 80 horas, oferecida pelo Ministério da Educação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Avamec, no endereço https://avamec.mec.gov.br. A iniciativa atende a uma demanda por técnicas de qualificação da gestão das escolas para que atinjam os objetivos pedagógicos.

Esta formação recebeu 30 mil inscritos em menos de dois meses. “Nosso objetivo é mostrar a importância da gestão escolar para o sucesso da construção do conhecimento que é realizada dentro da sala de aula”, afirma o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, Renato de Oliveira Brito, da Secretaria de Educação Básica (SEB). A formação destaca a sala de aula como elemento central que recebe suporte de toda a gestão estratégica educacional.

Além do conteúdo teórico, a formação direciona para links e leituras complementares, gerando reflexões por meio de histórias com exemplos de rotina do cotidiano escolar. Um dos assuntos apresentados é a legislação educacional e os conceitos estruturantes da administração. Além disso, são analisadas as diferenças entre gestão educacional, escolar, pedagógica e dos processos de aprendizagem. Os profissionais também poderão conhecer melhor o que é e qual a importância dos indicadores educacionais e as principais avaliações externas realizadas no Brasil.

A sala de aula será estudada, desde a sua estrutura física e pedagógica até as especificidades dos estudantes. Por fim, os gestores educacionais irão se aprofundar no tema Liderança, refletindo sobre as relações interpessoais e a mediação de conflitos.

Avamec

A Plataforma Avamec conta hoje com 161 cursos gratuitos oferecidos a professores, diretores escolares, estudantes, técnicos e outros profissionais da educação, superando a marca de 3 milhões de cursistas.

 

 Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Seb