MEC lança Plataforma ForPDI
Notícias
agosto 31, 2021

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), lançou, na tarde desta segunda-feira (30), a Plataforma ForPDI: uma ferramenta aberta para gestão e acompanhamento em tempo real do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das instituições da Rede Federal de educação.

Compuseram a mesa de lançamento da ferramenta o Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro; o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy; o diretor-geral da RNP, Nelson Simões; o secretário de educação superior do MEC, Wagner Vilas Boas; e o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Tomas Dias Sant’Ana.

O ForPDI permite a criação de planos estratégicos, indicadores e metas, informações orçamentárias, geração automática de metas, além de possuir um painel de bordo que possibilita acompanhar os resultados do PDI e analisar os dados em tempo real utilizando gráficos e tabelas.

Durante a abertura do evento, Milton Ribeiro ressaltou a importância da plataforma para a gerência de estratégias pelas universidades federais. “É isso que nós precisamos: caminhar juntos, buscando alcançar essa transparência, esse controle, e estimular as instituições a traçarem planos e metas para cada uma das instituições de ensino superior e outras afiliadas (…)”, afirmou.

Com o esse lançamento, o MEC custeará a sustentação do sistema por meio da RNP, disponibilizando a ferramenta a custo zero para os usuários. Dessa forma, a disponibilização da Plataforma ForPDI possibilita a redução dos esforços individuais das Instituições de Educação Superior (IES) e propicia, ainda, o aperfeiçoamento do desempenho, que se manifestará em melhorias nos processos produtivos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Wagner Vilas Boas afirmou, durante o evento, que a RNP tem um importante papel na entrega do lançamento, já que com o intermédio da Rede, a ferramenta chegará a todas as instituições federais de forma gratuita e disponível também em nuvem. “Foi um trabalho muito bem organizado e orquestrado, de alta qualidade, e agora nós viemos coroar esse trabalho com a participação da RNP, que tem condição de colocar essa plataforma disponível em nuvem, com a sustentação necessária, para que todas as nossas 110 instituições federais, além de outros órgãos e instituições de ensino, possam utilizá-la (…)”, afirmou o secretário de educação superior.

O serviço será disponibilizado para adesão pelas universidades e pelos institutos federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II, bem como pelas vinculadas do MEC, como afirma Tomas Sant’Ana: “Com esse lançamento, nós potencializamos, também, a atividade conjunta de colaboração de todas as instituições que compõem a Rede Federal de educação e de nossas vinculadas. No momento em que estávamos planejando esse lançamento, diversas instituições vinculadas nos procuraram para utilização das ferramentas. Isso mostra o potencial que ela nos traz (…)”, ressalta o secretário.

A íntegra do evento de lançamento pode ser acessada por meio do canal do MEC no YouTube. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ctvGHq7RlDw.

 

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC