MEC participa de Seminário sobre Educação Superior e Cidadania Global
Notícias
outubro 26, 2023

O Ministério da Educação (MEC) participa do XVI Assembleia Geral e XIII Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em Genebra, Suíça, celebrando os 15 anos do grupo e discutindo “Educação Superior para a Cidadania Global.” Tânia Mara Francisco, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, representa o MEC no evento. Ela abordará a contribuição das universidades para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A presença do MEC no evento destaca seu papel como articulador de políticas educacionais internacionais e enfatiza a importância da internacionalização das universidades brasileiras para o desenvolvimento sustentável do país. O evento reúne palestrantes nacionais e internacionais para discutir questões relevantes para a educação superior e a cidadania global. A Assembleia Geral e o Seminário Internacional são realizados em parceria com a Universidade de Genebra e a Escola Internacional de Genebra e contam com a participação de representantes de instituições de educação superior, diplomatas, autoridades governamentais e organizações internacionais de cerca de 40 países.

GCUB – O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Fundado em 2008, com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, é composto por 89 universidades, sendo 61 federais.  

Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento, com foco na internacionalização da educação superior. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu