MEC participa de videoconferência para discutir a realização do Saeb em 2021
Educação Básica
maio 25, 2021

Ministério da Educação (MEC) participou, na tarde desta segunda-feira (24), de uma videoconferência junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e à Controladoria-Geral da União (CGU) para discutir sobre a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2021.

Participaram da reunião Victor Godoy, secretário-executivo do MEC; Carlos Nadalimsecretário de alfabetizaçãoMauro Rabelo, secretário de educação básica; Wandemberg Venceslau, secretário de educação profissional e tecnológica; além dos representantes da CGU e do INEP.

Victor Godoy iniciou a conversa e apontou os principais avanços do MEC e do Inep para viabilizar a realização do Saeb em 2021. O secretário-executivo afirmou que o MEC e o Inep estão em constante contato desde fevereiro deste ano para analisar a viabilidade técnica da aplicação do Sistema de Avaliação.

“Nunca é fácil. Toda decisão traz riscos, seja para um lado ou seja para outro. Nós temos um desafio concreto, uma obrigação legal de aplicação do Saeb neste ano, e temos trabalhado com todo o esforço para que possamos superar esses desafios e ter uma aplicação bem-sucedida“, afirmou Victor Godoy.

Danilo Dupas Ribeiro, presidente do Inep, reforçou que essa é uma edição inédita do Saeb por conta da pandemia, que carrega grandes pressões, principalmente dos atores externos. “Estamos juntos, engajados, para o êxito da aplicação. Vamos trabalhar com o máximo de transparência, visando o melhor para a sociedade”, afirmou Danilo.

O Diretor de Auditoria de Políticas Sociais e Segurança Pública da Secretaria Federal de Controle da CGU, José Paulo Julieti Barbiere, afirmou, durante a videoconferência, que não imaginava que o desafio provocado pela Secretaria-Executiva era de tamanha responsabilidade, e demonstrou apoio ao MEC e ao Inep no processo do Saeb 2021. “Já saio daqui com o compromisso de ter uma equipe interna dedicada ao Saeb, para estudar melhor e começar a trocar informações, ter acesso aos documentos e ao planejamento”, reforçou Barbiere.

Victor Godoy agradeceu, por fim, a presença de todos na videoconferência e manteve o compromisso de ter um diálogo constante com as equipes da CGU e do Inep no que diz respeito ao Saeb.

Fonte: MEC