Uma comitiva do Ministério da Educação (MEC) visitou na segunda-feira, 2 de setembro, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Representando o MEC, o secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa, e o assessor especial do MEC e representante da Pasta no Rio Grande do Sul (RS), Amilton Figueiredo, visitaram os novos blocos e trataram da estruturação e possibilidade de conclusão do prédio do Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (Citi).
De acordo com o HCPA, o Citi receberá o centro de processamentos de dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do HCPA, além de ter a possibilidade de sediar outras empresas. O objetivo do projeto é garantir modernidade e segurança para as operações. O secretário-executivo adjunto do MEC explicou que o Citi foi incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o que vai assegurar o andamento das obras.
Sobre a ida ao HPCA, Grisa avaliou: “Foi uma visita institucional para conhecer as novas instalações de maneira mais detalhada. Além disso, o encontro foi fundamental para entendermos a dinâmica do impacto da calamidade no hospital e para debater a finalização do prédio, que é muito importante para a UFRGS e para o HCPA, já que vai atender à demanda de tecnologia da informação das duas instituições”.
Gregório Grisa ainda afirmou que foram debatidas questões orçamentárias do hospital, uma vez que houve um aumento de custos nos últimos meses devido à calamidade, além da proposta orçamentária para 2025. Ele afirmou que o MEC trabalha para organizar o orçamento, dentro dos limites permitidos, levando ao ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, uma análise precisa para que ele tome as decisões.