Médicos intercambistas são avaliados para atuação no SUS
Notícias
Gabrielle Boeze dezembro 1, 2023

No dia 30 de novembro, o Ministério da Educação (MEC), em colaboração com o Ministério da Saúde (MS), aplicou a avaliação do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) a mais de 3,4 mil médicos intercambistas.

O MAAv é um treinamento para médicos formados no exterior que desejam atuar no programa. A avaliação visa certificar a aptidão dos profissionais para situações cotidianas da prática médica no Brasil. O curso abrange 160 horas de aulas e oficinas sobre legislação, funcionamento do SUS, ações de Atenção Primária à Saúde, protocolos clínicos e ética médica. A Supervisão Acadêmica do MEC acompanha os médicos, fortalecendo a política de educação permanente.

No ciclo atual, mais de 3,4 mil médicos participaram simultaneamente em três cidades diferentes. O coordenador-geral do MAAv destaca a participação de mais de 100 professores com experiência prática na atenção primária.

Mais Médicos – Instituído por meio da Medida Provisória n. 621/2013 (convertida na Lei n. 12.871/2013) e reeditado pela MP n. 1.165, de 20 de março de 2023, o Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) é uma política pública do governo brasileiro que visa diminuir a carência de profissionais de atenção primária à saúde nas regiões prioritárias para o SUS, a fim de reduzir as desigualdades na área da saúde nas regiões mais vulneráveis do Brasil.     

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu