O Ministro da Educação, o Sr. Camilo Santana, esteve hoje (12) na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, para discutir sobre escolas cívicos militares, plano de atuação e prioridades do ministério. Além disso, a notícia disponibilizada no site da Câmara dos Deputados, traz pontos importantes do debate entre o Ministro e os demais parlamentares.
Alguns pontos discutidos:
Problema multifatorial: o problema da violência é mundial, portanto seria necessário discutir amplamente diante dessa questão.
Escola cívicos-militares: a audiência pública foi convocada para debater a extinsão do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).
Ensino médio: a suspensão da implementação do novo ensino médio. Há um impasse sobre o tema, e o Ministro explicou que por isso foi aberta uma consulta pública para debater sobre o tema.
Além disso, outra fala importante do Ministro, de acordo com a fala dele na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, pedindo o controle da chamada “cultura do ódio”, que é disseminada, principalmente pelas redes sociais. E uma solução para a questão nas escolas, seria a construção de uma equipe psicossocial nas escolas.
Por fim, outro ponto importante foi o questionamento, por parte do Ministro, sobre a legalidade das escolas cívicos, além de defender um diálogo colaborativo para promover as mudanças necessárias no ensino médio.
Fonte: Câmara dos Deputados
Confira também em nosso site:
Pesquisa do INEP sobre o impacto da pandemia da Covid-19 na Educação
Congresso Nacional irá analisar propostas para coibir ataques em escolas e creches
Versão do edital em libras do ENEM 2023, já está disponível, confira!