MP do Mais Médicos deve ser votada nesta quarta-feira
Notícias
maio 31, 2023

A comissão mista analisará a Medida Provisória do Mais Médicos em uma nova reunião para votar o relatório da senadora Zenaide Maia. A proposta traz uma inovação importante: a criação de uma indenização especial para médicos que trabalhem em áreas de difícil fixação ou que tenham se formado com o auxílio do Fies. O objetivo é aumentar o número de profissionais nessas regiões, uma vez que 41% dos participantes do programa desistem de trabalhar em áreas remotas.

A indenização será concedida aos médicos que permanecerem por 48 meses consecutivos no programa. Para aqueles que atuarem em áreas de vulnerabilidade, a indenização corresponderá a 20% do valor total das bolsas recebidas, enquanto nos demais municípios será de 10%. Médicos formados com financiamento estudantil receberão indenizações maiores, com 80% do valor total das bolsas recebidas em áreas de vulnerabilidade e 40% nos demais municípios.

Essas medidas visam incentivar a atuação de médicos em regiões mais vulneráveis e combater a escassez de profissionais nessas áreas. A reunião da comissão está marcada para esta quarta-feira (31) às 14h30, no Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias