Mutirões da Ebserh contam com parcerias e funcionam como campo de prática em saúde
Notícias
Gabrielle Boeze 10 de outubro de 2024

Brasília (DF) – Várias unidades da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoveram mutirões no mês de setembro. Seja por iniciativa própria ou por meio de parcerias, as ações beneficiam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), viabilizando procedimentos e consultas, bem como servem de oportunidade para atuação dos profissionais em formação que atuam nas 45 unidades administradas pela estatal.

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) promoveu mutirões em quatro domingos de setembro, do dia 1º ao dia 22. Foram 14 procedimentos ao total, com especialidades como otorrinolaringologia e Proctologia, além de cirurgias do aparelho digestivo e gerais.

Dezesseis pacientes com idades entre 40 e 65 anos acompanhados pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) foram beneficiados com a realização de um mutirão de cirurgias orificiais, como fístulas anorretais e hemorroidectomias, no dia 3. Além deles, outros quatro pacientes do Hospital Geral de Goiás (HGG) também foram operados na ação. Os procedimentos cirúrgicos foram realizados em pacientes da lista de espera do ambulatório de coloproctologia do HC e integraram um curso ofertado para os inscritos no 72º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, realizado em Goiânia, de 3 a 7 de setembro.

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) promoveu, em 7 de setembro, um mutirão que realizou nove colecistectomias videolaparoscópicas.

O Hospital Universidade Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) promoveu dois mutirões, um no dia 7, no qual foram realizadas consultas e procedimentos, sendo 25 de Endocrinologia, 17 de oftalmologia, 20 de odontologia, 15 de ginecologia e 29 pequenas cirurgias. O segundo, no dia 20, realizou 55 consultas na área de ginecologia, 43 de endocrinologia e oito exames de colonoscopia. A unidade também celebrou, no mês passado, um ano de ações de mutirões, contemplando aproximadamente 400 usuários.

Nos dias 12 e 13 de setembro o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) teve um mutirão para cirurgias de hérnia (umbilical, inguinal unilateral e epigástrica), realizado pela área assistencial de cirurgia geral, que beneficiou 32 pacientes.

Também no dia 12, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) promoveu uma Campanha de Conscientização sobre a Dermatite Atópica. A ação contou com a participação de profissionais e residentes da liga de dermatologia do HU-UFS. Foram 32 atendimentos. Três pacientes com casos graves foram matriculados no ambulatório de Dermatite Atópica do hospital.

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), disponibilizou 60 vagas em um mutirão de exames oftalmológicos em crianças de seis meses a três anos no dia 21, para rastreamento de retinoblastoma, que é um câncer ocular na infância. A atividade fez parte de uma campanha nacional desenvolvida pela ONG De Olho nos Olhinhos, uma instituição criada pelo apresentador Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin Leifert, com apoio associações médicas e instituições ligadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento de câncer infantil. Os beneficiados foram atendidos por oftalmologistas, residentes, estudantes de Medicina, enfermeiros e técnicos de enfermagem para os exames de esquiascopia, teste do reflexo vermelho, biomicroscopia e mapeamento da retina.

No dia 27, o Setor de Endoscopia da Unidade de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) realizou um mutirão de colonoscopia em parceria com o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB). A ação atendeu 18 pacientes previamente recrutados da lista de espera do hospital. O mutirão, parte de uma ação anual promovida pelo GEDIIB em parceria com instituições de diversos estados, teve como objetivo agilizar o diagnóstico e o tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU).

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh