Novo Potal MEC: gov.br/mec
Notícias
Felipe Stegun 4 de junho de 2020

O Portal do Ministério da Educação (MEC) está de cara nova. Para unificar conteúdos, centralizar serviços e simplificar a vida do cidadão, o portal passa a integrar a plataforma única do governo federal, gov.br.

Com isso, para acessar as notícias, conteúdos institucionais, informações de transparência, serviços, programas da educação, o novo endereço é o gov.br/mec.

O portal continua em migração, sempre com mais conteúdos e uma nova forma de navegar e encontrar os serviços. Na plataforma única, o usuário terá acesso aos serviços, aos programas do MEC, às ações por área, à agenda pública dos dirigentes e aos vídeos, áudios e notícias exclusivas do MEC, pela Central de Conteúdos. Os aplicativos da educação e serviços do balcão digital do MEC também podem ser encontrados com um clique.

A migração é parte do Plano de Transformação Digital do ministério que deve digitalizar e unificar quase 140 serviços até o final do ano.

A mudança dos portais para a plataforma única tem o objetivo de centralizar as informações e os serviços digitais prestados pelo Governo Federal em um portal simplificado, padronizado e único. Outra vantagem é a otimização dos recursos de infraestrutura e a manutenção dos canais digitais com foco na eficiência e na economicidade dos gastos públicos.

Gov.br – O gov.br é um projeto de unificação dos canais digitais do governo federal. Até dezembro de 2020, os sites da administração federal estarão integrados, tornando o portal gov.br a entrada única para as páginas institucionais, oferecendo ao cidadão um canal direto e rápido com os órgãos públicos federais.

Já integram a plataforma, o Ministério da Economia, Planalto, Secretaria Geral de Governo, Ministério da Agricultura, Ebserh e outros que também estão em processo de migração.

Com a centralização de cerca de 1.600 sites do Governo Federal, o portal gov.br vai gerar uma economia estimada de R$ 100 milhões ao ano, com custos de manutenção e desenvolvimento.

Fonte: MEC