A Comissão Fulbright Brasil mantém uma parceria com a CAPES há mais de cinquenta anos e está recebendo inscrições até 30 de agosto para dois programas de cátedra. Esses programas têm colaborações distintas.
O primeiro programa é em conjunto com o Centro de Câncer M.D. Anderson da Universidade do Texas e se concentra em pesquisas sobre a doença.
No caso do programa do Texas, a seleção prioriza campos de pesquisa como imunologia e imunoterapia, biologia do câncer e metástase, genoma biológico e medicina, além de pesquisa de base populacional.
Já o segundo programa é com a Universidade de Purdue e tem como objetivo estudos interdisciplinares relacionados à inovação na construção civil.
Em relação ao programa de Purdue, o foco está na construção industrializada no contexto da construção civil, com atenção especial à sustentabilidade.
Entretanto, para ambas as oportunidades, é necessário que os candidatos tenham concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2015 e possuam pelo menos dez anos de experiência na área. Além disso, é exigido que sejam cidadãos brasileiros e tenham fluência em inglês.
Os editais para esses programas, disponíveis aqui e aqui, oferecerão a oportunidade para um docente realizar estudos nos Estados Unidos por quatro meses durante o ano escolar 2024/2025
Fonte: Redação CGCOM/CAPES