PEC: inscrições terminam na sexta-feira (23)
Notícias
Gabrielle Boeze 23 de agosto de 2024

As inscrições para o Programa de Estudantes-Convênio (PEC), que visa internacionalizar a educação superior brasileira e facilitar o acesso de alunos estrangeiros à graduação, terminam na sexta-feira, 23 de agosto. Os interessados podem se inscrever nos postos diplomáticos do Brasil nos seus países de origem. As vagas serão ofertadas de maneira gratuita, nas modalidades de graduação (PEC-G) e de português como língua estrangeira (PEC-PLE), de acordo com o Edital nº 03/2024.   

Nessa edição, o PEC-G oferece mais de 8 mil vagas, em cerca de 400 cursos de graduação de 109 instituições de educação superior, localizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Confira a lista de vagas. O PEC-PLE, por sua vez, oferta 583 vagas, em 30 instituições de educação superior, em todas as regiões do Brasil. Veja as vagas aqui 

A pré-inscrição deve ser feita por formulário disponível na página do Ministério das Relações Exteriores (MRE), parceiro do Ministério da Educação (MEC) nos programas. Na página, estão todas as informações sobre a seleção. O edital também pode ser conferido em inglês ou em espanhol.   

A seleção foi aberta no dia 22 de julho. A oferta de vagas pelas instituições de educação superior participantes é gratuita e se destina a estudantes estrangeiros que desejem realizar cursos de graduação completa no Brasil, assim como cursos com foco na obtenção de proficiência em língua portuguesa.  

De acordo com o edital, a comissão responsável por selecionar os candidatos se reunirá entre os dias 15 e 18 de outubro. O resultado preliminar será divulgado a partir de 25 de outubro. 

PEC – Criado em 1965, o PEC-G completará 60 anos em 2025 e é um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras. Sem pretender exclusividade, a iniciativa facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros, ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024, publicada no último mês, modernizou o Programa a fim de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil. 

Mais de 10 mil estudantes já participaram do PEC-G, ao qual já aderiram mais de 100 instituições de educação superior do País. Entre os ex-alunos de maior notoriedade, está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou Administração na Fundação Getúlio Vargas nos anos 1980. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Divisão de Cooperação Educacional do MRE