Perguntas Frequentes esclarecem dúvidas do Revalida 2021
Notícias
agosto 12, 2021

Faltam 25 dias para as provas da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. A aplicação ocorrerá no dia 5 de setembro, em oito capitais brasileiras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O participante que ainda está com dúvidas sobre o Revalida 2021 pode consultar a página Perguntas Frequentes no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A seção traz respostas desde a documentação necessária até o cronograma detalhado da primeira etapa do exame, com as principais datas e a divulgação dos resultados finais. Questões relacionadas a cadastro no Sistema Revalida, estrutura da prova e outras orientações sobre a aplicação também estão disponíveis na página.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Na primeira etapa, os participantes realizam duas provas escritas: uma objetiva e outra discursiva.

Revalida – O exame é aplicado pelo Inep desde 2011 e busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do Revalida são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Acesse as Perguntas Frequentes do Revalida

Acesse o Sistema Revalida

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do Inep