O Programa de Desenvolvimento da Preceptoria em Saúde – PRODEPS, instituído pelo Ministério da Educação sob a responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Educação Superior – DDES/SESu/MEC, trata do financiamento de bolsas-preceptoria para supervisionar estudantes de medicina na etapa de internato.
O internato é uma etapa do curso de Medicina com duração de 2 anos que ocorre nos últimos períodos da graduação. O objetivo é que os alunos tenham uma vivência 100% prática, realizando o atendimento aos pacientes sob supervisão de médicos
: professores e preceptores. É o estágio obrigatório regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC). Pelo menos 35% do curso de Medicina deve ser dedicado ao internato. Ali o acadêmico de medicina tem a oportunidade de aperfeiçoar habilidades e atitudes necessárias ao exercício profissional.
O PRODEPS existe com objetivo de fomentar a atividade de preceptoria, conduzida por profissionais experientes, que auxiliam na formação nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES sem Hospitais Universitários próprios, fazendo com que a formação médica seja fortalecida para o exercício do profissional no Sistema Único de Saúde – SUS.
No dia 24 de dezembro de 2021 foi publicada no Diário Oficial a portaria que institui e regulamente o PRODEPS, com isso, 44 cursos de graduação em Medicina criados à partir da Política Nacional de Expansão de Escolas Médicas foram beneficiados com o pagamento de 1.410 bolsas mensais de R$ 1.100 para preceptores, influenciando positivamente na supervisão de mais de 5.600 estudantes.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC