Portaria renova Editoria Científica da RBEP
Notícias
novembro 17, 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta sexta-feira, 12 de novembro, em seu Boletim de Serviço Eletrônico, a Portaria n.º 537/2021, que institui os novos membros para composição da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP).

Entre outras atribuições, a Editoria Científica é responsável por participar da definição da política editorial da revista e por avaliar e aprovar os artigos de cada número do periódico, emitindo pareceres. Além disso, o grupo de pesquisadores também participa da avaliação da qualidade do periódico.

A RBEP é uma das principais publicações do Inep. Com notas A1 em Ensino e A2 em Educação, no meio científico, conquistou grande prestígio e passou a fazer parte de um grupo seleto de publicações em educação, estando entre os 12% de revistas com a nota máxima no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Composição – Os membros definidos para compor a Editoria Científica da revista são professores, pesquisadores e especialistas de instituições diversificadas regionalmente e de reconhecida competência nas diversas áreas do ensino e pesquisa educacional. Possuem graduação em pedagogia e/ou licenciaturas, com pós-graduação (mestrado e doutorado) em educação, sendo vinculados a programas de pós-graduação em educação, com experiência nas subáreas correlatas e aderentes ao escopo de atuação exigido no periódico.

Nomes e currículo:

Juarez Anjos – Professor adjunto de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (modalidade profissional) da UnB. É também doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de História e Historiografia da Educação.

Alexandre Marques Jaloto Rego – Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursou pós-graduação em Ensino de Biologia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ. Atualmente é doutorando em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, na Universidade São Francisco.

Adriano Souza Senkevics – Doutorando e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Gestão de Políticas Públicas pela UnB, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP. No mestrado e no doutorado, realizou estágio-sanduíche na Universidade de Sydney (Austrália) e de Toronto (Canadá), respectivamente.

Raquel Salcedo Gomes – Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento Interdisciplinar, do Campus Litoral Norte. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Também é coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia EaD e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Geranilde Costa e Silva – Doutora em Educação, pedagoga e docente junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), em Redenção (CE). Atualmente atua no cargo de pró-reitora de graduação da Unilab. Professora efetiva no Mestrado Acadêmico em Ensino e Formação Docente e também junto ao Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, ambos na Unilab.

RBEP – Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentam consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuem para a construção do conhecimento na área de educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional.

Plataforma OJS – A RBEP fica hospedada na plataforma OJS (Open Journal Systems), um sistema eletrônico de editoração de revista, em que são armazenados periódicos e publicações científicos. As edições da RBEP podem ser acessadas diretamente da plataforma ou pelo portal do Inep, que tem link para o sistema.

Confira a Portaria n.º 537/2021

Veja a última edição da revista RBEP

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep