Prazo para inscrição na lista de espera do Sisu termina em 4 de julho
Notícias
junho 30, 2023

Prazo final para inscrição na lista de espera do Sisu: 4 de julho

Os candidatos que não se classificaram na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre devem realizar a inscrição na lista de espera até terça-feira, dia 4 de julho. Os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para efetuar o procedimento.

Oportunidade na lista de espera

De acordo com o MEC, cada candidato pode manifestar interesse na lista de espera para apenas um dos cursos escolhidos durante a inscrição no Sisu. As convocações dos candidatos na lista de espera terão início a partir de 10 de julho.

Informações e convocações

A instituição na qual o estudante se inscreveu será responsável por disponibilizar as informações sobre as convocações. A própria instituição gerenciará e realizará as convocações, de acordo com seu planejamento. Todas as informações necessárias estarão presentes no edital da instituição e no site oficial.

Vagas disponíveis e processo de seleção

Nesta segunda edição de 2023, o Sisu oferecerá um total de 51.277 vagas distribuídas em 1.666 cursos de graduação, abrangendo 65 instituições de ensino superior. Segundo o ministério, o processo de seleção teve a participação de 305.797 inscritos e um total de 578.781 inscrições em cursos oferecidos. Essa diferença ocorre porque os candidatos podem escolher até duas opções de cursos.

A seleção dos estudantes é baseada na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, utilizando os serviços digitais do governo federal.

Critérios de seleção e classificação

Conforme o MEC, o processo de seleção dos candidatos se baseia na classificação mais alta, respeitando a oferta de vagas por curso e modalidade de concorrência nas duas edições anuais do Sisu.

Fonte: Agência Brasil