Prazo para pedir reaplicação do Enem 2020 termina nesta sexta
ENEM
29 de janeiro de 2021

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiveram diagnóstico de Covid-19 ou aqueles que foram prejudicados por problemas logísticos, como salas lotadas, nas provas impressas têm até as 23h59 desta sexta-feira (29) para pedir a reaplicação.

O pedido deve ser feito pela Página do Participante. O endereço é: https://enem.inep.gov.br/participante/.

O prazo abriu na última segunda-feira (25). As provas impressas ocorreram em 17 e 24 de janeiro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, os pedidos serão analisados caso a caso. Os resultados saem em 12 de fevereiro e estarão disponíveis também na Página do Participante.

A reaplicação está prevista em edital do Enem e ocorre em todas as edições. Para o Enem 2020, a reaplicação será em 23 e 24 de fevereiro.

A prova é feita na mesma data do Enem para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL, e tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, mas com questões diferentes.

Além do Enem PPL, ainda haverá a edição do Enem digital, neste domingo (31) e no próximo (7).

O edital considera problemas logísticos:

Pedidos de reaplicação do Enem

Os concorrentes que pedirem reaplicação da prova terão seus pedidos analisados pelo Inep. Segundo o órgão, os candidatos devem acompanhar se a solicitação foi aprovada ou reprovada na Página do Participante.

“O Inep receberá os pedidos por reaplicação entre 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante do Enem. O Inep, junto às aplicadoras, vai apurar a situação e avaliar o pedido”, afirma o Inep.

Reaplicação por salas lotadas

Candidatos que foram barrados no 1º dia do Enem 2020 (17) puderam optar por comparecer ao 2º dia de provas no domingo (24) ou pedir a reaplicação das duas datas do exame por meio da Página do Participante.

Segundo o Inep, os candidatos não precisariam pegar nenhum comprovante no local de aplicação. As situações serão analisadas caso a caso com base nas informações enviadas pelos aplicadores das provas.

Reaplicação por Covid

No caso dos candidatos com Covid, para fazer a solicitação, será preciso apresentar um documento legível que comprove a doença.

O documento precisa conter:

  • nome completo do participante
  • o diagnóstico com a descrição da condição
  • código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10)
  • assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente
  • data do atendimento
  • o documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

 

Fonte: G1