Presidente Lula marca presença no 59º Congresso da UNE e promete ampliar acesso à educação
Notícias
julho 14, 2023

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ontem, quinta-feira (13), ao 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Brasília. O evento, conhecido como Conune, reúne cerca de 10 mil participantes até domingo (16) na capital federal, sendo o maior encontro estudantil da América Latina.

Durante sua participação, Lula prometeu ampliar o número de universidades e instituições de ensino no país, incluindo estudantes menos favorecidos no orçamento da União, reiterando sua proposta da campanha eleitoral de 2022.

Na cerimônia, representantes das entidades estudantis entregaram uma carta de reivindicações a Lula, destacando demandas como a manutenção da política de cotas, ampliação do acesso para indígenas e pessoas trans, criação da Universidade de Integração da Amazônia e aprovação do Programa Nacional de Assistência Estudantil. Os estudantes também pediram a revogação do Novo Ensino Médio, uma solicitação frequente no evento.

Em seu discurso, Lula enalteceu a energia e vitalidade do movimento estudantil, ressaltando a importância de ter uma causa que motive as pessoas. Ele destacou a relevância da democracia para garantir a pluralidade, diversidade e liberdade de expressão. O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, também presente, enfatizou a importância da união dos estudantes na defesa da democracia.

Confira abaixo o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso da UNE:

Fonte: Agência Brasil