Professores de Países Lusófonos discutem – O Presente e o Futuro do Ensino Jurídico em Países de Língua Portuguesa.
Notícias
25 de março de 2021

Advogados e Professores de países de língua Portuguesa se reúnem dia 27 de março para o lançar o livro “Perspectivas sobre o futuro do Ensino Jurídico em países de Língua Portuguesa”. O livro conta com artigos, diálogos e reflexões sobre a perspectiva de cada um desses países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal São Tomé e Príncipe).

Organizado pelo advogado Tarcizo Roberto do Nascimento, a coletânea busca evidenciar as dificuldades e pensar soluções para o avanço acadêmico nos países Lusófonos. Temas como: formação jurídica, mercado de trabalho e avanço tecnológico no mundo jurídico são expostos de forma a questionar quando e de que forma serão melhorados. Para Dr. Tarcizo “o livro é uma integração dos povos de língua portuguesa em torno do ensino jurídico”.

O livro ressalta a falta de trabalhados acadêmicos voltados ao tema nesses países. De acordo com o prefácio do advogado e doutor Marcos Ehrhardt Junior, “vivemos num cenário capitalista de maximização do lucro e enfatização dos resultados, que põe em evidência os números no atacado, enquanto negligencia as pessoas que, no varejo”.

Já para Suzana Schwerz Funghetto, CEO da 2 em 1 Comunicação e Educação, no capitulo “Educação superior no século XXI”, escrito juntamente com o advogado Marcus Cavalcante, os novos desafios para esse nível de ensino pressupõem a promoção da inclusão social, a manutenção da qualidade, a internacionalização e o conhecimento em rede. Segundo esses autores, “a formação na educação superior passará por profundas transformações a partir das mudanças oriundas do universo do trabalho, da evolução e transformação da ciência alicerçada em um ritmo acelerado com base no desenvolvimento tecnológico”.

Estima-se que o número de alunos dobrará no século XXI e mais de 1 milhão de novos professores serão adicionados a esse crescimento, o que exigirá a transformação da educação superior em algo mais acessível e de maior qualidade.

O lançamento é da Editora UNIPALAMRES, e acontece neste sábado (27) às 16 horas, na rede social da 2 em 1 Comunicação e Educação, no Youtube, onde haverá um debate internacional com alguns autores em torno do tema. Apoiam esse evento a Associação Brasileira de Direito Educacional, a Reflete e Comunica, a 2 em 1 Educacional e Educação Jurídica de A a Z.

Fonte: 2em1 Comunicação