Programa Futuras Cientistas tem 470 vagas para alunas e professoras, confira!
Notícias
agosto 1, 2023

O Programa Futuras Cientistas oferece 470 vagas em todo o país, destinadas a alunas do 2º ano do ensino médio da rede pública de ensino e professoras do ensino médio da rede pública estadual. O período de inscrição vai até as 16h do dia 4 de setembro.

As participantes selecionadas recebem um kit de participação e bolsa-auxílio de R$ 483. Além disso, elas têm a oportunidade de vivenciar a experiência de fazer ciência, incluindo atividades em laboratórios de pesquisa, desenvolvimento de projetos científicos, workshops interativos, entre outras.

O que é o Futuras Cientistas?

É um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de pesquisa. Dessa forma, o objetivo é contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

Impactos do Futuras Cientistas

Segundo o Cetene, com o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares, a ideia é reduzir barreiras para o acesso e permanência de mulheres nos espaços científicos. Em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Dessas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

O Módulo Imersão Científica 2024 do Programa Futuras Cientistas terá a duração de 20 dias úteis no mês de janeiro, totalizando 80 horas de atividades. Dessa forma, o objetivo é familiarizar a estudante e professora com a dinâmica da pesquisa científica. Portanto, esse módulo proporciona uma valiosa experiência educacional.

Fonte: Agência Brasil