Programa Nacional do Livro e do Material Didático é tema de anuário brasileiro sobre livro escolar
2em1 na escola2em1eadAcessibilidadeEducaçãoMECNotícias
abril 26, 2022

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi selecionado como tema do Anuário Abrelivros 2022. A homenagem acontece no ano em que a política pública completa 85 anos, período em que se consolidou como ferramenta essencial para a educação brasileira.

O evento on-line de lançamento do anuário ocorreu na última semana. Para o presidente da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), Ângelo Xavier, a publicação é uma contribuição ao debate sobre a democratização do acesso à educação de qualidade no país por meio do livro. “Por isso, o PNLD foi escolhido como tema da nossa primeira edição. O novo anuário traz uma série de informações, entrevistas com educadores, ilustrações e infográficos que resgatam a história do livro escolar no Brasil. A nossa publicação também mostra o complexo processo de produção e de distribuição dos livros”, comentou.

Presente no evento on-line, o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, destacou que “a história de mais de 85 anos do PNLD acompanha as transformações da educação brasileira, porque o livro didático foi sempre um importante instrumento de fortalecimento do processo de aprendizagem nas nossas escolas”.

Nádja Cézar, coordenadora-geral dos Programas do Livro do FNDE, disse que “o Anuário da Abrelivros 2022 é um marco para o PNLD e para a valorização do livro didático no país e é também uma prestação de contas para a sociedade sobre o que é esse programa, o que ele representa para a educação no país”. Nádja falou ainda sobre a trajetória do PNLD, as ações que têm sido desenvolvidas para o seu aprimoramento e as metas para o futuro do programa.

O evento teve como convidados o Prof. Luiz Miguel Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); a Profª Leila Perussolo, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Janaína Ferraz, coordenadora-geral de Materiais Didáticos do Ministério da Educação, além dos representantes do FNDE. Também participaram integrantes de outras entidades da área educacional e do setor editorial, além de gestores e professores de todo o país. O lançamento pode ser visto, na íntegra, no canal da Abrelivros no Youtube.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do FNDE