Provas do Enem continuam neste domingo (12)
ENEM
novembro 8, 2023

O segundo dia de aplicação do Enem 2023 acontecerá no domingo, 12 de novembro. Os participantes terão cinco horas para responder às provas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), bem como matemática e suas tecnologias (matemática). Candidatos que solicitaram e tiveram aprovado tempo adicional terão uma hora extra para concluir as provas. O horário do exame segue o fuso horário de Brasília.

Para comprovar presença no exame, os participantes devem emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala durante a identificação, pois o Inep não fornecerá comprovante de presença após a aplicação do exame.

Para solicitar a reaplicação do exame, o prazo é de 13 a 17 de novembro. Candidatos prejudicados por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme o edital, podem pedir a reaplicação por meio da Página do Participante, para realizar as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Isso também se aplica às pessoas alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros de sua residência informada na inscrição.

O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica e é uma importante porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e do ProUni, ambas iniciativas do Ministério da Educação (MEC). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes, além de servir como critério para acessar auxílios governamentais, como o oferecido pelo Fies.

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

 Fonte:  Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep