Publicado edital da 1ª etapa do Revalida 2024/1
Notícias
Gabrielle Boeze janeiro 17, 2024

O Inep divulgou o Edital n.º 2/2024 para a primeira etapa do Revalida 2024/1, que ocorrerá em 17 de março em dez cidades brasileiras. Podem participar brasileiros ou estrangeiros legais no Brasil com diploma de medicina de instituição estrangeira reconhecida.

A inscrição, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, é feita pelo Sistema Revalida, requerendo dados pessoais, informações sobre a instituição de origem do diploma e pagamento de R$ 410,00 até 7 de fevereiro. Atendimento especializado e solicitação de tratamento por nome social também são contemplados no processo.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Confira o edital da 1ª etapa do Revalida 2024/1
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep